6 de set de 2012

Como cuidar da higiene dos alongamentos.



Os métodos são muitos e bem  variados, nó italiano, extensão, tranças,  entrelaçamento, dreadlock, queratina fio a fio, tic-tac  e muitos outros, todos eles, na maioria dos casos, tem por objetivo satisfazer a vaidade feminina e masculina. Em alguns casos é feito por necessidade, quando a pessoa tem dificuldade de crescimento dos fios, e tem casos em que os alongamentos vão muito além da vaidade, eles ajudam pacientes a enfrentar doenças e tratamentos que causam queda e calvície capilar. Mas uma coisa que muitas pessoas que fazem uso de alongamentos se esquecem é de cuidar da questão da higiene, amigos isso é fundamental, alongamentos mal cuidados causam coceira, caspa , fungos e os resultados são cabelos com uma aparência feia e até com mal cheiro.


Muitas pessoas tem preconceito desses métodos por observarem o desleixo de algumas pessoas com suas madeixas, e isso não é é legal, sabemos que com o alongamento a higiene capilar fica um pouco limitada, mas ela tem de ser feita, e bem feita, por isso vou deixar aqui algumas dicas para você manter seu alongamento limpo e preservado, confira abaixo.

1- Lavagem: lave os cabelos no mínimo duas vezes na semana com o shampoo indicado para seu tipo de cabelo, nunca lave os cabelos com a cabeça inclinada para frente, jogando os cabelos para frente, isso embaraça os fios, sempre lave com o corpo reto. A água quente também embola os fios, mesmo sendo naturais. Na hora de passar o condicionador ou máscara nunca passe na raiz, passe nos fios sempre abaixo do nó ou da emenda de sua extensão, nunca passe em cima porque o produto costuma ficar acumulado nesse local e  isso causa mofo e fungos.
Sempre enxágue muito bem os fios.

2- Leave-in ou cremes p/ pentear: Use sempre ou um ou o outro, mas sempre passe abaixo do nó ou da queratina de seu alongamento, nada de acumular produtos nesse local pelo mesmo motivo citado acima.
use uma quantidade razoável, não exagere porque o efeito do exagero são fios opacos e pesados. Reparadores de pontas também estão liberados.

3- Secagem: Após lavar você vai apertando suavemente os fios, nada de esfregar, deixe secar naturalmente, que é o mais indicado,  ou seque com um secador, mas atenção: o ar do secador precisa ser frio para quem quer secar o cabelo por um todo, mas se desejar acelerar o processo usando ar quente não direcione de jeito nenhum o ar para as emendas, principalmente quem usa alongamentos feitos com cola quente ou queratina, quando o ar quente é direcionado para as emendas a cola e a queratina derretem e aí as mechas se soltam.  Quem usa tranças ou drads pode usar ar quente sem medo, respeitando sempre a distância de 30cm entre o ar do secador e os cabelos.

4- Desembaraçamento: Sempre pentear com pentes de dentes largos e com os cabelos úmidos ou secos, sempre com muito carinho e paciência, após passar um leave-in  pegue pequenas mechas e desembarace.

5- Escovação: Não é recomendável escovar os cabelos alongados em casa, por isso procure o seu cabeleireiro e faça a escova com ele, mas fique de olho, é preciso fazer a escova com muita delicadeza, senão as mechas vão se descolando.

7 comentários:

  1. oi cátia, muito obrigada querida por dar uma passadinha no meu blog e participar dele tbm. saiba que estou te seguindo, só nao consegui achar os outros blogs,diz q ta removido. nossa seu blog ta lindo brilhando. adoro assuntos sobre cabelo, pois eu que corto o meu.rsrsrsrs.bjos.

    ResponderExcluir
  2. Cátia, eu tbm fço parte do vilamulher.
    Estou participando do Concurso Cultural no site Vila Mulher! Me ajude - vote na minha participação!
    http://www.vilamulher.com.br/concurso-45/id13776
    Obrigada! =)

    ResponderExcluir
  3. Oiiii
    Parabéns pelo blog!

    Adorei!E ja´estou seguindo !
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Cátia, boa tarde!

    Obrigada pela visita e pelas boas vindas!

    Amei seu blog e essa postagem. Pois uso alongamento à 9 anos. E amo cabelo!!
    Sei cuidar, mas é sempre bom mais dicas.

    BeijOs

    Sucesso e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Bom Dia, tudo bem?
    Vim conhecer o seu blog, estou seguindo e te convido a conhecer os meus!
    Tenho uma loja virtual, "Andreza Acessórios (elo7.com.br/andrezaacessorios)" e o blog da minha loja é: andrezaacessorios.blogspot.com.br.
    Tenho também um blog onde falo sobre maquiagem, beleza e cosméticos em geral: www.beautyblush.com.br sempre cheio de novidades! Passa lá para conhecer ele também e segue nossa fan page pelo facebook!
    Aguardo sua visitinha nos meus cantinhos!

    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cátia!!! Cabelo da um trabalho né... obrigada pelas boas vindas e desejo o mesmo sucesso pra voce também...

    Uma ótima semana, bjus!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cátia!
    Vim conhecer o seu cantinho e amei as dicas. Já estou lhe seguindo.
    Sou BU do RJ,vamos marcar um encontro entre nós BU.
    O que você acha?
    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.