28 de mar de 2013

Um alerta: As duas faces da personagem Helô.


Ela é um personagem que tem mexido e incentivado muito a vaidade nas mulheres, é a personagem helô da novela  das oito interpretado pelo ótima atriz Giovanna Antoneli, seu cabelo, unha, acessórios e roupas são os mais copiados e desejados pelas expectadoras, e realmente vamos combinar o personagem é muito fashion. Mas a personagem tem um lado triste, por um lado é uma mulher forte, corajosa, uma delegada federal, por outro lado é uma mulher frágil porque é incapaz de controlar um impulso, algo que pra ela seria fácil, esse é um distúrbio que a psiquiatria chama de Onimania, a compulsão por comprar.

 Esse distúrbio é muito sério,  pode nos prejudicar em muitos sentidos, além de prejuízos financeiros  causa também enormes prejuízos emocionais, esse tipo de distúrbio divide e até mesmo pode acabar com famílias, sendo assim, nós mulheres em especial, vamos fazer um auto análise? Veja os principais sintomas desse distúrbio:

  • A compra se torna algo irresistível
  • Deixar de pagar contas essenciais para comprar supérfulos
  • Sentir euforia  ao realizar uma compra
  • Esconder as compras da família
  • Esconder ou mentir sobre o valor gasto nas compras
  • Sentir-se culpado e arrepender-se após uma compra
  • Ficar irritado quando não consegue comprar algo.
  • Comprar por prazer e não necessidade
UM ALERTA SUPER IMPORTANTE: A compulsão por comprar pode se tornar tão forte quanto a dependência química, e infelizmente assim como um dependente químico acaba usando meios ilegais para custear seu vício, como o roubo,  o compulsivo por compras pode fazer o mesmo para poder continuar comprando.

Se identificarmos em nós um desses sintomas, é hora de tomar medidas para parar, se temos alguns desses sintomas então já passou da hora de procurarmos ajuda, sim ajuda externa, um bom psiquiatra ou o orgão que se chama (DA) ou devedores anônimos, que é um grupo de auto ajuda. Um abraço!!

3 comentários:

  1. Nossa Cátia!!! Seu blog é muito legal!!! Sabe que eu já fui meio compulsiva, mas hoje estou mais controlada, mais ou menos... Sei que é duro, mas é possível, difícil, mas possível!!!
    Beijinhos
    deliriosdathaty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal esse seu post. Eu não conhecia muito sobre esse problema e nunca imaginei que pudesse ser comparado ao vício com drogas O.O
    Eu gosto muito da Helô, e a Giovanna Antoneli é uma das melhores atrizes da globo...
    Seguindo, segue de volta?
    the-paradiise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho que sou um pouco assim gosto de comprar demais da conta. bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.